Centro Histórico

O Porto, consagrado património mundial pela UNESCO, foi recentemente eleito o melhor destino do mundo para o turismo.

Porto, centro histórico

O Centro Histórico do Porto é a área mais antiga desta antiga cidade de Portugal. Está classificado como Património Cultural da Humanidade, pela UNESCO, desde 1996. Chegando de carro, à Praça do Infante (tem parking), à Estação de São Bento, chegando de comboio, ou ao Cais de Gaia, chegando de barco, sugere-se percurso pedonal pelo centro da cidade do Porto, com paragem em múltiplos pontos de interesse.

  • Ponte de D.Luís - A Ponte Luís I ou Luiz I, é uma ponte em estrutura metálica com dois tabuleiros, construída entre os anos 1881 e 1888, ligando as cidades do Porto e Vila Nova de Gaia.
  • Igreja de S. Francisco - A Igreja de São Francisco é uma igreja gótica da cidade do Porto, situada na freguesia de São Nicolau. A construção iniciou-se no século XIV como parte de um convento Franciscano
  • Palácio da Bolsa - O Palácio da Bolsa, ou Palácio da Associação Comercial do Porto, começou a ser construído em Outubro de 1842, em virtude do encerramento da Casa da Bolsa do Comércio.  
  • Rua das Flores - O nome da rua provém das viçosas hortas, recheadas de flores, que existiam nos terrenos por onde a rua foi aberta: as hortas do bispo. À época era bispo do Porto D. Pedro Álvares da Costa, cuja tamanha devoção por Santa Catarina do Monte Sinai explica o nome inicial do arruamento: "Rua de Santa Catarina das Flores".
  • Igreja e Torre dos Clérigos - A Igreja e Torre dos Clérigos (século XVIII) é um notável conjunto arquitetónico, sendo considerado o ex-libris da cidade. As obras de construção da igreja foram demoradas. Tiveram início em 1732, prolongando-se até 1749, com uma interrupção entre 1734 e 1745 e mudanças de rumo quanto a alguns aspetos estruturais e da configuração final do edifício, ficando a fachada terminada em 1750. A primeira missa foi celebrada em 1748, com o templo ainda por terminar, mas a sagração só teria lugar muitos anos depois de terminado o conjunto, em 1779.
  • Livraria Lello - A Livraria Lello, também conhecida como Livraria Lello & Irmão ou Livraria Chardron, situa-se na Rua das Carmelitas, 144. Em virtude do seu ímpar valor histórico e artístico, a Lello tem sido reconhecida como uma das mais belas livrarias do mundo por diversas personalidades e entidades.
  • Avenida dos Aliados / Câmara Municipal - A Avenida dos Aliados, na freguesia de Santo Ildefonso, é a principal avenida do centro histórico do Porto. Com a Praça da Liberdade e a Praça do General Humberto Delgado constitui um tecido urbano contínuo.
  • Mercado do Bolhão - O Mercado do Bolhão é um dos mercados mais emblemáticos da cidade do Porto. A sua construção caracteriza-se pela sua monumentalidade, própria da arquitectura neoclássica.
  • Rua de Santa Catarina - A  Rua de Santa Catarina é um arruamento situado nas freguesias de Santo Ildefonso e Bonfim. É a artéria mais comercial da baixa do Porto, estando grande parte dela hoje vedada ao trânsito automóvel e reservada apenas a peões.
  • Café Majestic - O Majestic é um café histórico, localizado na Rua de Santa Catarina. A sua relevância advém tanto da ambiência cultural que o envolve, nomeadamente a tradição do café tertúlia, onde se encontravam várias personalidades da vida cultural e artística da cidade, como também da sua arquitectura de identidade Arte Nova. É considerado um dos cafés mais bonitos do mundo.
  • Estação Ferroviária de São Bento - A Estação de São Bento está situada na Praça de Almeida Garrett, tendo o edifício da Estação, de influência francesa, sido delineado pelo arquitecto portuense José Marques da Silva. Entrou ao serviço, de forma provisória, no dia 8 de Novembro de 1896, só tendo sido oficialmente inaugurada em 5 de Outubro de 1916.
  • Sé Catedral do Porto - O início da sua construção data da primeira metade do século XII, e prolongou-se até ao princípio do século XIII. Esse primeiro edifício, em estilo românico, sofreu muitas alterações ao longo dos séculos. Da época românica datam o carácter geral da fachada com as torres e a bela rosácea, além do corpo da igreja de três naves coberto por abóbada de canhão. A abóbada da nave central é sustentada por arcobotantes, sendo a Sé do Porto um dos primeiros edifícios portugueses em que se utilizou esse elemento arquitectónico.

Hotel Porto Nobre

Esperamos por si, faça já a sua reserva e disfrute desta maravilhosa cidade.